Deprecated: Creation of dynamic property ILJ\Core\LinkBuilder::$multi_keyword_mode is deprecated in /var/www/vhosts/canaryboatrental.com/httpdocs/wp-content/plugins/internal-links-premium11/core/linkbuilder.php on line 90
Deprecated: Creation of dynamic property ILJ\Core\LinkBuilder::$links_per_page is deprecated in /var/www/vhosts/canaryboatrental.com/httpdocs/wp-content/plugins/internal-links-premium11/core/linkbuilder.php on line 91
Deprecated: Creation of dynamic property ILJ\Core\LinkBuilder::$links_per_target is deprecated in /var/www/vhosts/canaryboatrental.com/httpdocs/wp-content/plugins/internal-links-premium11/core/linkbuilder.php on line 92
Deprecated: Creation of dynamic property ILJ\Core\LinkBuilder::$links_per_paragraph_switch is deprecated in /var/www/vhosts/canaryboatrental.com/httpdocs/wp-content/plugins/internal-links-premium11/core/linkbuilder.php on line 94
Deprecated: Creation of dynamic property ILJ\Core\LinkBuilder::$links_per_paragraph is deprecated in /var/www/vhosts/canaryboatrental.com/httpdocs/wp-content/plugins/internal-links-premium11/core/linkbuilder.php on line 95
A ilha de Lobos é um destino turístico interessante, caracterizado pelas suas paisagens de sonho, praias virgens e grande riqueza natural. Está situada a apenas 2 quilómetros da costa norte de Fuerteventura e a 8 quilómetros de Lanzarote, no arquipélago das Canárias. Visite a Isla de Lobos se quiser afastar-se do mundo moderno e ligar-se à natureza.
Isla de Lobos, um destino selvagem para caminhantes e amantes do mar
Trata-se de uma pequena ilha desabitada num ambiente completamente selvagem. Tem uma extensão de 6 quilómetros quadrados e 14 quilómetros de costa. Foi declarada parque natural desde 1982 e é considerada Reserva da Biosfera de Fuerteventura pela UNESCO devido ao seu elevado valor ambiental.
A Ilha de Lobos é o lar de uma variedade de aves e espécies protegidas, como garças, gaivotas, corvos-marinhos e cagarras. É o destino ideal para os amantes da natureza e da aventura. Contratar uma excursão à Ilha de Lobos é um prazer a não perder.
Acessibilidade
É possível chegar rapidamente à ilha através de ferries e taxiboats disponíveis a partir de Lanzarote e Fuerteventura. Os barcos chegam ao cais da Isla de Lobos, de onde se pode aceder ao resto da ilha a pé. Reserve excursões organizadas à Isla de Lobos para desfrutar dos seus encantos e das suas belas paisagens.
Permissão de entrada
A ilha de Lobos está protegida para evitar o impacto turístico no seu ambiente natural. O regulamento atual estabelece que cada visitante deve obter uma autorização para aceder à ilha e que só são permitidos 200 visitantes em simultâneo. A autorização é solicitada alguns dias antes da visita e é válida para um turno de 4 horas por dia. Normalmente, a autorização já está incluída nas excursões.
Praias do Paraíso
A Ilha de Lobos oferece praias exuberantes para relaxar, apanhar sol e brincar nas suas águas. A costa tem águas pouco profundas que também oferecem um ambiente marinho rico em biodiversidade. As espécies marinhas nadam tranquilamente junto à costa, tornando o banho e o mergulho mais agradáveis. Devido à proteção do parque natural, o banho só é permitido nas seguintes praias:
Puertito de Lobos
A praia tem areia branca e águas tão azuis e cristalinas que parecem de fantasia. O pontão de madeira que aparece nas fotos da web, está lá para que mergulhe com mais emoção na água.
Em Puertito de Lobos podem ver-se as antigas casas de pescadores, que são as únicas construções da ilha. Junto ao Puertito de Lobos encontra-se também o Centro de Visitantes, onde encontrará informação turística, bem como painéis e mapas com curiosidades sobre o ilhéu.
Playa de la Concha
Também conhecida como Playa de la Calera, é outra enseada encantadora da Isla de Lobos, de onde se pode ver o Parque Natural das Dunas de Corralejo. Com a forma de uma concha, caracteriza-se pelas suas águas cristalinas e pela presença de muitas aves. Como está protegido das ondas, é perfeito para toda a família e crianças pequenas.
Caminhadas na Ilha de Lobos
Os amantes de caminhadas encontram na Ilha de Lobos um paraíso natural com muitos percursos bem sinalizados. Visite a Ilha de Lobos para caminhar por trilhos interessantes com belas paisagens e vistas panorâmicas para o mar e para o resto da ilha.
Trilha do Faro de Martiño
Percorrendo o caminho do Faro de Martiño, com cerca de 11 quilómetros de extensão, poderá dar a volta à ilha em apenas 2 horas. Seguindo o caminho, chegará ao ponto mais alto da ilha, o topo do vulcão Caldera. Deste ponto, é possível ver uma grande parte da ilha e, no horizonte, as Dunas de Corralejo. A subida até ao vulcão é íngreme e cheia de pedras soltas, pelo que se deve usar botas de caminhada.
Uma vez no farol, terás uma visão geral do interior da ilha e do sul de Lanzarote. Nesta parte, encontrará alguma sombra, pelo que seria ideal para desfrutar de um piquenique. Além disso, a ilha tem diferentes áreas de descanso onde se pode parar para comer e contemplar as paisagens vulcânicas da ilha.
Salinas do Marrajo
As salinas são outro dos pontos de interesse mais atractivos da ilha. Estão situadas no percurso pedestre, perto da praia de La Calera. Foram criadas artificialmente em meados do século XX para explorar os recursos da ilha. Mas devido aos avanços na conservação dos peixes, o uso do sal deixou de ser necessário, pelo que as Salinas de Lobos nunca chegaram a funcionar.
Gastronomia
Se ficar com fome enquanto passeia e desfruta da ilha, não se preocupe. Em Puertito de Lobos encontra-se o restaurante Casa Torino, onde se servem deliciosos peixes e mariscos da região. Aí poderá descansar e recarregar baterias.
A Isla de Lobos tem o seu nome devido às focas-monge, também conhecidas como leões-marinhos. Estes fantásticos animais habitaram a ilha em massa até à sua extinção na segunda década do século XX. O lobo-marinho extinguiu-se no arquipélago das Canárias devido à atividade pesqueira, já que o peixe é o seu principal alimento. Atualmente, é uma espécie em perigo de extinção com poucas colónias no mundo.
Na ilha de Lobos existe um sítio arqueológico de origem romana, deixado pelos romanos durante o século I d.C. Atualmente, estão a ser realizadas escavações perto da Playa de la Calera em busca de artefactos e utensílios romanos. De igual modo, a ilha serviu de refúgio aos piratas, que nela encontravam um agradável local de repouso e abrigo.
Os amantes do surf também encontrarão o seu lugar na Ilha de Lobos. Na costa oeste forma-se a onda mais comprida das Canárias, com mais de 300 metros de comprimento. É conhecida como “A onda direita de Lobos”.
A Isla de Lobos cativa pelo seu encanto, beleza natural e diversidade biológica. Não percam a oportunidade de a visitar durante as vossas férias em Fuerteventura e Lanzarote. Desfrutem com os vossos entes queridos das suas praias radiantes e das suas belas paisagens naturais com um encanto especial. Convidamo-lo a respeitar os regulamentos para manter a ilha e a sua vida intactas.