Deprecated: Creation of dynamic property ILJ\Core\LinkBuilder::$multi_keyword_mode is deprecated in /var/www/vhosts/canaryboatrental.com/httpdocs/wp-content/plugins/internal-links-premium11/core/linkbuilder.php on line 90
Deprecated: Creation of dynamic property ILJ\Core\LinkBuilder::$links_per_page is deprecated in /var/www/vhosts/canaryboatrental.com/httpdocs/wp-content/plugins/internal-links-premium11/core/linkbuilder.php on line 91
Deprecated: Creation of dynamic property ILJ\Core\LinkBuilder::$links_per_target is deprecated in /var/www/vhosts/canaryboatrental.com/httpdocs/wp-content/plugins/internal-links-premium11/core/linkbuilder.php on line 92
Deprecated: Creation of dynamic property ILJ\Core\LinkBuilder::$links_per_paragraph_switch is deprecated in /var/www/vhosts/canaryboatrental.com/httpdocs/wp-content/plugins/internal-links-premium11/core/linkbuilder.php on line 94
Deprecated: Creation of dynamic property ILJ\Core\LinkBuilder::$links_per_paragraph is deprecated in /var/www/vhosts/canaryboatrental.com/httpdocs/wp-content/plugins/internal-links-premium11/core/linkbuilder.php on line 95
Na ilha canária de Lanzarote, encontrará um tesouro único que combina a majestade natural com a criatividade humana, o Auditório Jameos del Agua. Está situado no norte da ilha, no município de Haría.
Este lugar é muito mais do que um auditório, é uma obra-prima com a marca e o estilo clássico do seu criador César Manrique: “arte total”. Consiste na combinação harmoniosa da arquitetura com um ambiente natural excecional. É definitivamente um ponto obrigatório na sua viagem a Lanzarote para relaxamento, exploração e contacto com a natureza.
Origem e formação
O Auditório de Jameos del Agua encontra-se dentro de um tubo vulcânico que se formou há mais de 4.000 anos durante a erupção do vulcão La Corona. Este tubo vulcânico teve origem quando a lava quente fluiu para o mar, criando um túnel que arrefeceu e solidificou no exterior, enquanto o interior continuou a fluir até que a erupção cessou, deixando uma série de grutas subterrâneas.
O termo “jameo” refere-se às aberturas no teto dos tubos vulcânicos causadas pelo colapso do teto. Por sua vez, o nome completo é dado pela existência de um lago interior mágico, que tem origem na infiltração de água do mar. Estas formações são características da geologia vulcânica da ilha e foram engenhosamente utilizadas para criar o Auditório Jameos del Agua.
Auditório Natural
O que torna Jameos del Agua tão especial é o seu auditório natural, uma sala de espectáculos única no mundo. Com uma capacidade para 550 pessoas, este espaço oferece-lhe uma experiência auditiva incomparável. A sua excelente acústica é atribuída à forma da gruta e à pedra basáltica de que é feita.
Como se pode imaginar, não é apenas a acústica que o torna tão especial. A isso junta-se o espetáculo natural oferecido pelo tubo vulcânico. Os concertos e eventos a que tiver a sorte de assistir assumirão uma dimensão mágica, onde a música se funde com o ambiente subterrâneo, criando uma atmosfera verdadeiramente única.
Habitat aquático
Para além do auditório, Jameos del Agua alberga um habitat aquático único que o deixará maravilhado. No interior da gruta, existe um lago de águas cristalinas onde vive uma espécie única de caranguejo albino cego, conhecido como “jameíto” (Munidopsis polymorpha). Esta espécie endémica de Lanzarote é uma das poucas espécies de caranguejos de água doce do mundo e a sua presença em Jameos del Agua é um testemunho vivo da biodiversidade única da ilha.
Não só se pode encontrar este famoso caranguejo, mas também 77 outras espécies de grande interesse científico e de singularidade notável. Em Banana Palm Bay queremos recordar que o jameito é suscetível ao contacto com metais, pelo que é estritamente proibido atirar moedas ou resíduos de qualquer tipo para o lago.
O que ver e fazer em Jameos del Agua
Para além de oferecer espectáculos ao vivo, como musicais ou teatrais, o Auditório de Jameos del Agua oferece tantas possibilidades que não vai querer sair. As vistas sobre o lago artificial no exterior são maravilhosas, graças aos contrastes entre o azul da água, a rocha vulcânica escura e o verde das palmeiras e dos numerosos cactos. A melhor parte é a vista de cima, que permite apreciar tudo isto, mais o mar no horizonte.
Depois de desfrutar desta vista de sonho, pode entrar e comprar uma bebida reconfortante na cafetaria do Bar La Galeria. Além disso, o restaurante permitir-lhe-á saborear os melhores pratos e vinhos das Canárias num ambiente único de pedra vulcânica, realçado por belas luzes ténues. Antes ou depois da sua refeição, pode visitar o lago interior e maravilhar-se com a sua singularidade e beleza natural.
Jameos del Agua é um espetáculo sensorial que nunca esquecerá, pois até as cadeiras, mesas e candeeiros do centro são considerados obras de arte. São feitos a partir de bóias e panelas de navios, pelo que nos transportam para uma espécie de ambiente marítimo.
A Casa dos Vulcões
Se quiser viver uma experiência completa que ficará para sempre consigo, então deve visitar La Casa de los Volcanes, um museu inovador dentro de Jameos del Agua.
Este museu é dedicado à geologia e vulcanologia de Lanzarote. Se o visitar, terá a oportunidade de explorar a história geológica da ilha, desde as suas origens vulcânicas até à sua paisagem atual. Através de exposições virtuais, interactivas e multimédia, pode aprender factos interessantes sobre a formação do tubo vulcânico Corona. Também aprenderá sobre a formação dos vulcões, as erupções históricas e a influência do vulcanismo na vida quotidiana dos habitantes da ilha.
A Casa de los Volcanes conta com a sala César Manrique, em colaboração com a Fundação César Manrique, dedicada exclusivamente ao artista de Lanzarote e à sua obra.
Em suma, o Auditório Jameos del Agua é uma obra-prima que combina a majestade natural com a criatividade humana. Este lugar místico oferece-lhe uma experiência única que combina música, gastronomia, natureza e biodiversidade. Quando o visitar, ficará com uma impressão que perdurará durante muito tempo.