Deprecated: Creation of dynamic property ILJ\Core\LinkBuilder::$multi_keyword_mode is deprecated in /var/www/vhosts/canaryboatrental.com/httpdocs/wp-content/plugins/internal-links-premium11/core/linkbuilder.php on line 90
Deprecated: Creation of dynamic property ILJ\Core\LinkBuilder::$links_per_page is deprecated in /var/www/vhosts/canaryboatrental.com/httpdocs/wp-content/plugins/internal-links-premium11/core/linkbuilder.php on line 91
Deprecated: Creation of dynamic property ILJ\Core\LinkBuilder::$links_per_target is deprecated in /var/www/vhosts/canaryboatrental.com/httpdocs/wp-content/plugins/internal-links-premium11/core/linkbuilder.php on line 92
Deprecated: Creation of dynamic property ILJ\Core\LinkBuilder::$links_per_paragraph_switch is deprecated in /var/www/vhosts/canaryboatrental.com/httpdocs/wp-content/plugins/internal-links-premium11/core/linkbuilder.php on line 94
Deprecated: Creation of dynamic property ILJ\Core\LinkBuilder::$links_per_paragraph is deprecated in /var/www/vhosts/canaryboatrental.com/httpdocs/wp-content/plugins/internal-links-premium11/core/linkbuilder.php on line 95
Hoje trazemos-lhe uma receita de batatas das Canárias que tem de experimentar se quiser provar os sabores autênticos de Tenerife. Esta é uma deliciosa receita de batatas com mojo, que são uma verdadeira iguaria. Fazem parte da gastronomia típica das Canárias e são um must para os visitantes. Não contêm glúten, pelo que são adequadas para todos os comensais e têm um sabor requintado.
O que são batatas das Ilhas Canárias?
Primeiro, gostaríamos de falar sobre a origem das batatas em Tenerife. Eles chegaram ao arquipélago da América do Sul no século XVI. No início, os habitantes locais usavam-nas como plantas ornamentais nos jardins, mas depois descobriram o seu potencial para a alimentação. Atualmente, fazem parte da idiossincrasia de Tenerife e podem ser encontradas em todos os restaurantes locais. Foram reconhecidas como uma maravilha gastronómica de Espanha em 2016.
Também são conhecidas como Papas arrugadas (batatas enrugadas) devido ao seu aspeto. As batatas são enrugadas pela ação do sal marinho que desidrata a pele, criando dobras na superfície. Para esta receita pode usar batata preta, batata doce ou batata de cozedura rápida.
Melhores restaurantes onde comer Papas Canarias
Se está em Tenerife e quer presentear as suas papilas gustativas, recomendamos-lhe alguns dos restaurantes mais reconhecidos onde este é um dos pratos estrela. Lembre-se de que cada restaurante tem seu próprio charme e traz um sabor único e autêntico à sua comida.
- La Lata del Gofio, El Médano
- La Pandorga, San Andres
- El Rincón de Juan Carlos, Adeje
- El Guachinche de Luis, La Laguna
- El Caldero, La Caleta
- La Cofradía, Puerto de la Cruz
- El Caldero, La Caleta
- La Casa de los Balcones, La Orotava
Receita de batata à canária
Aqui está a receita para que os possa preparar você mesmo:
Ingredientes:
- 1 kg de batatas pequenas
- ¼ de chávena de sal marinho grosso
- Água suficiente para cobrir as batatas
Lave bem as batatas e coloque-as numa panela grande. Cubra-as com água fria sem ultrapassar o seu tamanho e adicione o sal marinho. Ferver durante 20 minutos ou até estarem cozidas. Em seguida, deixe-as no fogão em lume muito brando até que toda a água se tenha evaporado. Por fim, tape as batatas até ficarem murchas. Sirva com mojo verde e mojo rojo. Não se esqueça de carregar a foto no Instagram para partilhar com todos o seu gosto pela boa comida e os sabores autênticos de Tenerife.
Algumas pessoas gostam de adicionar um pouco de limão à água das batatas para lhes dar um toque ácido. No entanto, este ingrediente não faz parte da receita tradicional de Tenerife.
Receita de molho mojo
É provável que já tenha ouvido falar do molho mojo, o que é normal porque faz parte da tradição gastronómica de Tenerife. Pode ser vermelho ou verde, e ambos são servidos no mesmo prato. São utilizados para temperar carnes, peixes e, claro, as deliciosas batatas das Canárias.
Molho verde
Ingredientes:
- 2 fatias de pão velho, partidas em pedaços
- 1 colher de chá de cominhos
- 2 pimentos verdes picados
- 2 colheres de chá de sal
- 2 colheres de sopa de vinagre de vinho tinto
- 1/2 chávena de coentros frescos finamente picados
- 4 dentes de alho
Molho vermelho
Ingredientes:
- 2 fatias de pão velho, partidas em pedaços
- 1 colher de chá de cominhos
- 2 pimentos vermelhos picados
- 2 colheres de chá de sal
- 2 colheres de sopa de vinagre de vinho tinto
- 6 dentes de alho picados
- 4 colheres de sopa de azeite
Em ambos os casos, bata todos os ingredientes no liquidificador, até obter uma pasta homogénea que estará pronta a utilizar. Pode guardá-la no frigorífico durante mais de 1 mês.
Uma variante desta receita é o Mojo Picón. Tem um sabor picante devido à adição de malaguetas na sua preparação.
O objetivo desta receita de batatas das Canárias com mojo é que pode ser preparada em qualquer parte do mundo. Esta é uma forma de reavivar os sabores das Canárias e de se ligar à essência de Tenerife.